Classicismo
O Classicismo foi um movimento literário que teve início no ano de 1527 em Portugal. A data representa o regresso do poeta Sá de Miranda da Itália quando ele trouxe uma série de inovações literárias ao país de língua portuguesa. Seu fim data o ano de 1580 com a morte do poeta Camões.
Nesse período todas as ideologias que começaram a despontar no Humanismo já estavam firmes e os hábitos da população já estava bem diferentes do que na Idade Média. O Feudalismo dava lugar ao Mercantilismo e ao invés dos títulos de nobreza o esforço pessoal e a criatividade passavam a ser valorizados.
Houve um abandono do teocentrismo que deu lugar ao antropocentrismo. O Renascimento caracterizou um desejo de renovação cultural e filosófica que se baseava nos princípios da Antiguidade.
Houve um predomínio da razão, uma valorização do conhecimento e do equilíbrio de ideias. O povo se tornou nacionalista e os burgueses enriqueceram. Os principais autores foram Francisco Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.
Francisco Sá de Miranda:
Francisco Sá de Miranda
Foi quem instroduziu os conceitos renascentistas e o soneto a Portugal. Antes os poemas eram formados por redondilhas menores (5 sílabas poéticas) e redondilhas maiores (7 sílabas poéticas), mas com a introdução do soneto passaram a ser versos decassílabos.
Tudo isso foi possível porque na Itália Sá de Miranda entrou em contato com o humanismo e pode através dele mudar a visão medieval que tinha e levar o Classicismo à Portugal.
Luís Vaz de Camões

É o escritor mais conhecido do Classicismo. Escrevia poesia lírica, épica e peças teatrais e é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Camões gostava de relatar as glórias do povo português como podemos em sua mais famosa obra, "Os Lusíadas".
"Os Lusíadas" é uma poesia épica com 1.102 estrofes organizadas em oitava rima (ABABABCC) e 8.816 versos, todos decassílabos. A epopeia tinha o intuito de engrandecer o povo português e suas grandes navegações por mares "nunca antes navegados".
Escrevia também sobre o amor e as dúvidas da vida. Seus sonetos eram sempre muito bem escritos e até hoje encantam a todos.
Confira um vídeo com imagens que remetem a epopeia "Os Lusíadas":
Vinicius Alcantara
Nenhum comentário:
Postar um comentário