FRANCISCO DE SÁ DE MIRANDA (1495-1558)
Introduziu em Portugal novos conceitos da arte renascentista e uma nova forma poética, (medida nova) o soneto.
A volta do poeta da Itália, em 1526, é considerada o momento inicial do Classicismo em Portugal. A importância de sua viagem é muito grande, porque na Itália que Sá de Miranda, educado com um mentalidade medieval, entra em contato com a visão humanista e com as inovações literárias do período, principalmente a partir da obra de Petrarca. Tanto sua formação medieval quanto as novas idéias renascentistas tiveram expressão em sua obra.
Bernardim Ribeiro
A sua principal obra é a novela Saudades, mais conhecida porém como Menina e Moça (da primeira frase da novela, que se tornou um tópico da literatura portuguesa:Menina e moça me levaram de casa de minha mãe para muito longe…).
Teria frequentado a corte de Lisboa, colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, que assim como Bernardim pertenceu à roda dos poetas palacianos juntamente com Sá de Miranda, Gil Vicente e outros.
Antônio Ferreira ( 1528 – 1569 )
Lisboa, 1528 - 29 de novembro de 1569) foi um escritor e humanista português.
É considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista de língua portuguesa, conhecido como "o Horácio português".
Como discípulo mais destacado do poeta Sá de Miranda, destacou-se na elegia, na epístola, nas odes e no teatro.
A sua obra mais conhecida é uma tragédia, "A Castro" ou "Tragédia de Inês de Castro", de inspiração clássica em cinco atos, na qual aparece um coro grego, tendo sido escrita em verso polimétrico. O tema, os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado, por ordem do pai do príncipe, o rei Afonso IV de Portugal, será depois um dos mais tratados pelos dramaturgos europeus. Esta tragédia só foi impressa em 1587.
LUÍS VAZ DE CAMÕES (1525?-1580)
Escritor mais representativo do Classicismo português; escreveu poesia lírica e épica, além de peças teatrais.
Luís Vaz de Camões é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Em sua vasta obra, imortalizou as glórias de seu povo, registrou de modo sublime os sofrimentos amorosos, indagou sobre as inconstâncias e incertezas da vida.
Usou com maestria, os metros característicos da medida velha e medida nova.
A visão que os clássicos tinham do amor fundamentava-se, basicamente, em três aspectos: o racionalismo, a idealização e o espiritualismo.
O mundo representado por Camões é dinâmico. Assim, ser humano e natureza estão sujeitos a constantes modificações. Porém, enquanto as mudanças da natureza seguem um ritmo, as sofridas pelas pessoas não seguem uma “lei” natural, o que pode trazer tristeza e sofrimento.
Isadora Araújo
Isadora Araújo
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